terça-feira, janeiro 17, 2012


Analfabetismo Virtual (considerações)

4
A taxa de analfabetismo no Brasil, já é maior que a média da América Latina. Dentre toda a população brasileira, 8,3% são analfabetos. Não parece ser um número grande, mas não devemos deixar de considerar que o analfabetismo, em si, não é a única carência do Brasil.
Vemos, agora, que o país está muito preocupado em crescer e se tornar uma grande potência. No entanto, o Brasil se esquece de sua educação. Não basta o pior índice de analfabetismo da América Latina, ainda temos o pior ensino público do mundo! São professores com péssimos salários, alunos que ficam sem aula por falta de professores, transportes ou, até mesmo, de um quadro negro!
No entanto, é sobre outro analfabetismo que quero falar. Como ele está dentro de minha área, permito-me falar sobre ele. Senhoras e senhores, falo, agora, sobre o analfabetismo digital e, falando dele, não tenho como fugir do tema “inclusão digital”.
Segundo o site Caminhos Para Inclusão Digital, inclusão digital consiste em: “Incluir uma pessoa digitalmente não apenas “alfabetizá-la” em informática, mas sim fazer com que o conhecimento adquirido por ela sobre a informática seja útil para melhorar seu quadro social. Somente colocar um computador na mão das pessoas ou vendê–lo a um preço menor não é, definitivamente, inclusão digital.”
Projetos do governo se preocupam em distribuir computadores, mas e depois? O que acontece?
Está enganado quem pensa que somente ter um computador com acesso à internet é ter o mundo em suas mãos. Adquirir um computador de graça ou por preço menor é apenas o começo dessa história toda. Afinal, o computador é uma peça que necessita constantemente de atualizações.
Todavia, o fator mais importante dentre isso tudo é a educação. Acabar com o analfabetismo virtual é um grande passo para a inclusão digital. No entanto, como vamos acabar com ele se ainda não acabamos com o analfabetismo real?
E esse é o primeiro grande passo. Deve-se rever que práticas e que recursos são utilizados em salas de aula e, também, como a educação será transmitida a cada um dos cidadãos residentes desse país.
Mas, como exigir educação de um governo que parece achar isso inútil? Veja bem, nosso deputado mais votado é praticamente analfabeto e, enquanto isso, os nossos professores ganham menos de R$1000,00 por mês. E, ainda, como alfabetizar um povo que passou a falar adolescenta, carente dificilmenta, tudo porque agora temos uma presidenta? Complicado.
A inclusão digital anda de mãos dadas com a inclusão social. Não basta distribuir computadores de graça e esperar que o indivíduo se vire sozinho. Da mesma forma, não adianta querer exterminar o analfabetismo real enquanto o objetivo maior é acabar com o analfabetismo real para, assim, começar a introduzir essas pessoas no mundo virtual.
Em visita ao Brasil, Obama disse que “o crescimento extraordinário do Brasil conquistou a atenção do mundo.” Não sei dizer se Obama estava tentando ser legal, ou se ele realmente acredita nisso. Se o país está crescendo, é algo superficial e enganoso, como os hambúrgueres dos cartazes do McDonalds: as imagens são de dar água na boca, porém, ao vivo e a cores, até aquele grude que servem nos refeitórios escolares parecem melhores.

4 comentários:

Anne Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Você perguntou e eu respondo:
Não tenho formação superior.
Sou apena alguém que procura aplicar no dia-a-dia o maior de todos os dons que Deus nos deu, ou seja, o dom de raciocinar.
Obrigado pelo comentário no meu blog.

Anne Santos disse...

Ah, entendo.
É que o que você posta em seu blog tem muito a ver com psicologia e psiquiatria.
E eu sou curiosa a respeito da segunda.

Rejane Bruck disse...

Importante acabar, ou ao menos diminuir, o analfabetismo. Mas é mais importante ainda ajudar a formar pessoas críticas, que pensam, reflitam e cheguem a suas próprias conclusões, sem ir atrás de opiniões alheias. Acreditar é fácil, raciocinar e pensar por conta própria é que é difícil.
Pessoas que PENSAM votam melhor.
Excelente o teu blgo!

Postar um comentário