terça-feira, janeiro 17, 2012


Le Voyage Dans la Lune, by Smashing Pumpkins

1



Engana-se quem pensa que o cinema começou com Chaplin. O primeiro filme surgiu até mesmo antes dos anos 1900, quando os irmão Lumière gravaram L’arrivée d’un train à la ciotat e o apresentaram a um público de cerca de 33 pessoas.

Em 1902 Julio Verne e H.G. Wells inspiraram Georges Mélieès a criar a película Le Voyage dans la Lune, considerado o primeiro filme de ficção científica. Você já deve ter visto a imagem de uma nave no olho da lua, cena clássica do filme que conta a história de cinco astrônomos que viajam à lua onde são capturados por alienígenas, mas conseguem retornar à Terra.

Foi lançado em 01 de setembro de 1902 na França com técnicas cinematográficas de sobreposição, fusão e exposição múltipla de imagens.
Quem diria que, 93 anos depois da criação de Mélieès, uma nova versão em cores sairia para agradar os fãs do cinema clássico e do rock alternativo? Pois bem, a 24 de outubro de 1995, Billy Corgan compôs a creditada música Tonight, Tonight para sua banda Smashing Pumpkins.
"Time is never time at all
You can never ever leave without leaving a piece of youth
And our lives are forever changed
We will never be the same
The more you change the less you feel"

A letra da música pode até não ter nada a ver com o filme, mas o clipe é um verdadeiro remix da película de 1902. O Smashing Pumpkins pode não ser uma banda escutada por muitos e muitos devem achar um filme preto e branco mudo bocejante. Porém, para quem ama cinema e música de conteúdo, ver os dois completando um ao outro é muito gratificante. 

;D

Little Help: Wikipedia e uma tal de disciplina de História da Mídias


1 comentários:

Helen S. disse...

Muito bom, gostei d amusica.
Seguindpoo ;)

Postar um comentário